com a palavra

Cantora santa-mariense relembra trajetória e momentos marcantes da carreira


Fotos: Tiane Tambara (arquivo pessoal)

Uma pessoa simples e de sorriso fácil. Assim é Tiane Tambara, 35 anos. Casada com Lucas Neves Simões, 42, ela é mãe de Pedro Benício Tambara Simões, 4. Apaixonada por música, Tiane é conhecida pelo talento como cantora. Além disso, ela é nutricionista no Restaurante Universitário da UFSM. Filha de Luisa Teixeira Tambara e Adauri Antônio Tambara e irmã de Vinicius Teixeira Tambara, apoiadores incondicionais em sua trajetória, Tiane começou a cantar profissionalmente aos 10 anos, em um festival de colégio. A partir daí, passou por bandas e projetos locais, e participou do Programa Raul Gil e, mais tarde, do Ídolos. Atualmente, por opção, ela atende uma agenda menor de shows. Assim, pode curtir a família e dar conta no trabalho na universidade. Confira um pouco da história dessa santa-mariense na entrevista a seguir.

Diário - Como foi a sua infância por Santa Maria?
Tiane
- Tenho doces e boas lembranças da minha infância. Cresci no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, correndo e brincando na Rua Casemiro de Abreu, em frente ao Clube Atirador Esportivo. Como todos os moradores do bairro se conheciam, a criançada corria solta e sem medo pela rua. Subíamos o morro para apanhar bergamotas e frequentávamos o clube, onde passávamos muito tempo na piscina. Foi uma época maravilhosa, de amizades verdadeiras e muito convívio familiar.

Diário - Quando deu início à trajetória na música?
Tiane
- Comecei a cantar em um festival de talentos do Colégio Sant'anna, aos 10 anos. E, a partir dessa primeira experiência com a música, segui cantando em celebrações do colégio. Na sequência, participei do Nossos Talentos de Santa Maria, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que tinha como objetivo descobrir novos talentos nos diversos bairros de Santa Maria.


Com o músico Franco Thomas, que acompanha a cantora nas apresentações

Diário - Em que banda começou a cantar profissionalmente?
Tiane
- Comecei a cantar profissionalmente na minha primeira banda, a Réu Confesso. Ensaiávamos em uma garagem, na Rua Visconde de Pelotas. Bem coisa de primeira banda. À época, fizemos algumas apresentações importantes. Entre elas, a Festa do Pijama Show da Atlântida, que reuniu um público de quase 2 mil pessoas. Isso foi grandioso para o grupo e para mim, uma adolescente de 15 anos. Depois de alguns anos, participei de outros projetos. Entre os anos 2002 e 2003, formamos a Donabella. Nesta formação, gravamos algumas canções. Em 2004, lançamos o nosso único CD de músicas autorais. Embora já tocássemos por todo o Rio Grande do Sul, acredito que quando participei do programa Raul Gil, em 2004, foi o momento em que a banda chegou ao ápice. Foi uma época muito importante.


Tiane com Raul Gil, durante participação no programa do apresentador, em 2004

Diário - E a rotina de apresentações? Você viajava bastante?
Tiane
-Vivíamos na estrada. Nos domingos, eu viajava para São Paulo para fazer as gravações do programa Raul Gil, que eram realizadas às segundas e terças. Às quartas, eu começava a cumprir a agenda de shows em Santa Maria e em outras cidades do Estado. Em 2006, participei do programa Ídolos, do SBT. Foram, aproximadamente, três seletivas em Porto Alegre. Depois, fui para as eliminatórias em São Paulo. Lá, consegui passar em duas e, na terceira e última, antes das apresentações na TV, fui desclassificada. Em 2008, a Donabella terminou e segui com a Dama Hari por mais alguns anos.

Diário - Em 2010, você conclui o curso de Nutrição.
Tiane
- Sim. Me formei pela Universidade Franciscana (UFN) e passei em um concurso público federal para assumir a vaga de nutricionista no campus da UFSM, em Palmeira das Missões. Entendi que estava em outro momento. Então, optei por não seguir com a banda e comecei a focar em outros projetos, como os especiais Santa Maria Canta Elis, Toca Raul,Especial Shakira, Abba, Treze Jazz, Especial Hair, Viva Elas, Festival dos Festivais, Clara Nunes e Mulheres de Luta de Mercedes Soza, Violeta Parra e Joan Baez. Além disso, há pouco tempo, comecei a participar de alguns festivais, como o Mulher em Canto RS, realizado em Porto Alegre em 2014. Cantei também na Tertúlia de 2017, onde fiquei em 2º lugar, na primeira etapa, e no Festival do Cooperativismo, em 2018.


Tiane é casada com o seepense Lucas Simões

Diário - Descreva a experiência de participar do programa Raul Gil.
Tiane
- Enviei para a produção do programa Raul Gil um CD com cinco músicas, voz e violão. Alguns meses depois, a produção entrou em contato comigo e, então, fiz um teste com o produtor do quadro. No mesmo dia, recebi um feedback positivo e voltei para Santa Maria com data marcada para estrear na atração que, na época, passava na Rede Record.Foi uma experiência sensacional. Convivi com vários artistas de reconhecimento no âmbito nacional, entre eles, Marli Marlei, Vanuza, Cristina Rocha, Wanessa Camargo, Dedé, Fat Family e Sérgio Reis. Além disso, adquiri experiência com as câmeras. Sem contar que cantar para um júri, que está ali para avaliar sua voz e desenvoltura, é um grande exercício de controle emocional.

Diário - E as suas paixões?
Tiane
- Minha família. Sou apaixonada pelo meu filho e meu marido. Confesso, também, que ando muito apaixonada pela vida e por Deus.

Em família. A partir da esq., o irmão, Vinicius, a mãe, Luisa, Tiane, o filho, Pedro (no colo) e o pai, Adauri

Diário - Qual é o seu foco atualmente?
Tiane
- Deus tem me conduzido de uma maneira tão leve e me presenteado todos os dias com saúde, paz de espírito e harmonia familiar. Depois que passei a me importar mais com a minha vida espiritual, passei a valorizar o que realmente é fundamental, ou seja, as pequenas coisas. Minha evolução espiritual e minha família são o meu foco. Em segundo plano, penso em me aperfeiçoar profissionalmente e no francês, além de viajar, no mínimo, uma vez por ano para conhecer outras culturas e lidar com outros conceitos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Concurso escolherá 3 jurados da comunidade para o desafio culinário BaitaChef Anterior

Concurso escolherá 3 jurados da comunidade para o desafio culinário BaitaChef

Trânsito é desviado para obra de escavação na Região Oeste Próximo

Trânsito é desviado para obra de escavação na Região Oeste

Geral